POESIAS DO SÉCULO XXI

SONO SONHADO

Um dia sonhando que estava acordado

Acordei depois de pensar que estava dormindo,

E no sono que parecia sonho mal contado

Sonhei que dormia em tempo infindo


Assediado pela minha covardia gritante

Nesse sono e sonho magoado,

Ela veio até mim e quis algo,

Desejou que eu desistisse de amor errante


E eu, amante que sou dos sonhos

Desisti, não do meu sono

Desisti da minha covardia


E fiz do sono sonhado um encontro entre eu e meu sonho dormido

Fiz dele ponte de abandono do sono rumo ao sonho

Sonho que, sabia eu, conduziria, acordado, liberdade, plena rebeldia.


REFLEXÃO [para uns] (OU EXPLICAÇÃO [para outros]): sonhar é, sem dúvida, um passo importante para quaisquer que seja a realização ou transformação almejada. Entretanto, sonhar como princípio de uma AÇÃO e não como um estado de êxtase emocional e psicológica em que planejar o futuro, por exemplo, não sai do papel. Sonhar verdadeiramente é agir, planejar e tomar atitudes em prol do que se quer, seja material ou não. Precisamos despertar de tal sono que nos cosome os sonhos. Não podemos perder nossos sonhos para o nosso sono intelectual, ideológico, filosófico ou religioso. O maior adversário dos nossos sonhos é o nosso sono. Sono tal produzido por nós mesmo, não falo do sono biológico, mas sim do sono moral, ético. Ética que faltamos até mesmo para com nossos sonhos. Tenhamos mais moral para com eles. Despertemos então dos nossos sonos infindos e ajamos. Matemos nossa covardia, desistamos dela.


FELIZ ENTERNO NATAL! PARA 2010 NÃO DESEJO MUITOS SONHOS, AGORA NÃO, DESEJO PRIMEIRO QUE VOCÊ DESPERTE DO SEU SONO E, DEPOIS, SONHE... MAS POR FAVOR, SONHE AGINDO! FELIZ 2010!


Por Luciano "Quaji Poeta"

0 comentários:

Postar um comentário